domingo, 27 de janeiro de 2008

O cinema como uma aventura teórica

A disciplina Documentário e ficção no cinema moderno, ministrada no 2o. semestre de 2007, no curso de Comunicação Social da Fafich/UFMG, pelo professor César Guimarães, propôs uma interlocução entre o documentário e a ficção, buscando ultrapassar tanto um desenho fechado dos dois gêneros quanto a sua diluição em traços demasiadamente vagos, como acontece comumente hoje em dia.

Crônica de um verão (Rouch; Morin, 1960), Nossa Música (Godard, 2004), Close Up (Kiarostami, 1990) e Salve o cinema (Makhmalbaf, 1995) foram os filmes eleitos. Cada um deles, ganhou dois ensaios que abordam aspectos diversos, mas complementares da relação documentário/ficção. Da França, selecionamos um filme de Rouch (em parceira com Morin) e outro de Godard por acreditarmos que eles são os cineastas que mais questões lançaram ao cinema de sua época, dentre elas, os limites entre ficção e documentário, sendo o lugar de fala de Rouch o campo documental e de Godard, o campo ficcional.

Para completar a filmografia do curso, fomos ao Irã, cinematografia que, na atualidade, tem sido a que mais problematiza as fronteiras entre os gêneros, ao nos apresentar filmes de ficção com um forte caráter documental e filmes documentais com um forte caráter ficcional, de uma forma extremamente original.

Durante a disciplina, os alunos, divididos em grupos, elegeram uma questão sobre a relação documentário/ficção nos filmes selecionados a ser aprofundada, em um texto de caráter ensaístico. Os textos deste blog são o resultado dessa empreitada. Seguem abaixo os títulos dos ensaios. Para acessar os ensaios de um filme, basta clicar sobre o título do filme desejado:

Crônica de um verão
Ensaio 01 - Crônica de um verão - um olhar atento e despretensioso do seu tempo
Ensaio 02 - Diante do olho provocante

Nossa Música

Ensaio 01 - Campo. Contra-campo. Música.
Ensaio 02 - Notas sobre a escuridão

Close Up
Ensaio 01 - O documentário e a ficção - lado a lado
Ensaio 02 - Os falsários em Close Up

Salve o cinema
Ensaio 01 - Salve o cinema: O filme além do próprio filme
Ensaio 02 - A saudação a quem vai longe, mas no entanto, se avizinha

Agradecemos aos alunos que se entregaram a essa aventura e abraçaram o desafio de passar alguns meses conversando e escrevendo sobre um assunto com tão pouca bibliografia. Não menos louvável são a paciência e coragem desses alunos para refletir sobre filmes, que de forma maravilhosa e desconcertante, nos convidam a repensar algumas questões cruciais para o cinema contemporâneo.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 18/02/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,


Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Unknown disse...

Olá XXXXX,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 15/02/08, tratando da Parceria Comercial entre o Site Documentário e Ficcção no Cinema com a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.


Abraços,

Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514
------------------------------